Nossos Serviços
Diagnóstico de Projetos
Projetos já implantados exigem uma revisão contínua de aderência ao mercado e às melhores práticas do segmento. Os pacotes de diagnósticos apontam o status atual do projeto avaliando plataforma, atuação de concorrentes, indicadores do segmento e processos operacionais internos. Objetivo do Diagnostico é realizar um Checkup que determine o nível de serviço e um plano de ação para evolução dos pontos de melhoria identificados.
Ferramentas de Acompanhamento
Fundamentais para um e-commerce não apenas para monitorar o desempenho atual, mas também para guiar decisões estratégicas que impulsionem o crescimento e a competitividade no mercado digital. Elas permitem acompanhar métricas-chave como tráfego do site, taxa de conversão, tempo médio de permanência, taxa de abandono de carrinho, entre outros. Essas métricas fornecem insights valiosos sobre o desempenho do site e das campanhas de marketing.
Gestão de Projetos de inclusão no Digital
Após definidos os objetivos, aquisição de plataforma e ferramentas de acompanhamento, a Movemarket atua na gestão dos projetos atuando como apoiador na definição de etapas e escopos de cada fase, ou até mesmo alocando profissionais que poderão executar tarefas para acelerar a implantação e transmitir conhecimento através dos novos processos que são criados. Treinamentos dos gestores e implantação de processos operacionais irão facilitar o dia a dia e desenvolver o projeto.
Ponte de negócios com indústrias e parceiros
Já pensou em atrair fornecedores para anunciar em seu e-commerce? Ensinamos como você pode realizar ações que contribuem para o crescimento da sua receita e fortalecem suas parcerias. Aumentamos a remuneração do projeto através de implantação de políticas de geração de verbas para campanhas de marketing online, e ações comerciais diretas como links patrocinados, mídia kits, inserção de produtos em marketplaces, etc.
Outros serviços
Elaboração de plano de Negócios
Projetos de vendas online são multidisciplinares e envolvem principalmente os pilares de Marketing, Logística e Comercial. Iniciamos em pesquisas de mercado e definição do nível de serviço de concorrentes e modelos de atuação do segmento. Dados coletados no mercado são base para elaboração de um plano de negócios para definir faturamento alvo e modelo operacional para iniciar a inclusão da empresa no Segmento Digital.
Treinamento de Estratégias
Ao investir no desenvolvimento da equipe em marketing digital, você não apenas melhora a eficácia das campanhas de seu e-commerce, mas também fortalece o conhecimento e a capacidade da equipe para enfrentar desafios futuros de forma mais eficiente e inovadora. Implementar um programa de treinamento robusto em ferramentas de acompanhamento e email marketing, por exemplo, não apenas capacitará sua equipe para melhorar as campanhas existentes, mas também irá preparar a sua empresa para aproveitar ao máximo essas poderosas ferramentas de comunicação digital.
Quer saber mais?
Perguntas Frequentes
Sim! Este é o objetivo primário para início do projeto de vendas online. Porém é importante entender como funciona o segmento de vendas online: Existem três principais tipos de plataformas de e-commerce, B2C (Venda ao consumidor Final), B2B (Venda entre empresas) e D2C (Direct to Consumer) que é a venda direta da indústria ao consumidor final, modelo ainda pouco utilizado no Brasil. Há ainda vendas por Marketplace, redes sociais, etc. que compõem o modelo de venda digital.
Para aumentar as vendas com a entrada no canal digital não basta a implantação de um e-commerce e demais recursos de vendas. É importante a elaboração de um plano de negócios para determinar o melhor formato de atuação no seu segmento online, escolha da plataforma e investimento necessários para os primeiros passos. Importante a realização de uma pesquisa de mercado com clientes e concorrentes para enfim determinar qual potencial de aumento de vendas através desse canal.
Primeiro passo para seleção da plataforma é elaborar uma lista de recursos fundamentais ao seu segmento, como: formas de pagamento que serão aceitas, jornada de compra de um cliente que não conhece a empresa (primeiro cadastro), políticas de descontos e preços, produtos exclusivos para o site, descontos por cupom e campanhas digitais etc.
Existem inúmeras plataformas disponíveis no mercado, desde gratuitas de fácil implantação, à projetos personalizados e complexos. Avaliação dos recursos nativos e integração com o ERP são a base para seleção das plataformas e estimativa de cronograma e custo inicial. Outro ponto importante é o custo mensal pós-implantação, e capacidade de escalabilidade da plataforma. Por ser um projeto multidisciplinar, recomenda-se envolvimento dos setores envolvidos na operação para determinar os requisitos de cada área como: Políticas de entregas e fracionamento de pedidos, regras tributárias/regimes especiais, campanhas de marketing e campanhas comerciais (direcionadas pela indústria).
Como destacamos no tópico anterior, venda online é um processo multidisciplinar que exige um planejamento mais amplo do que simplesmente colocar no ar a plataforma.
Algumas ferramentas como Google Analytics, Mapas de Calor, e análise de dados, irão dar as informações de acesso, abandono de carrinho, termos mais buscados e demais métricas do comportamento do cliente online. Mapeado esse perfil de consumo, a alternativa é iniciar campanhas de vendas e marketing monitoradas por esses indicadores e direcionar modelo de vendas para as tendências de busca dos clientes.
Cada segmento tem um formato de vendas presencial e digital, que se complementam. As indústrias em geral impulsionam as vendas online com campanhas e verbas exclusivas para a venda no segmento digital. Entender essas métricas e estudar o comportamento do cliente são os primeiros passos para determinar o potencial de mercado x resultado alcançado.
Acreditamos que o futuro das vendas online será a verticalização do segmento, cada vez mais concentrado nos grandes portais mundiais de marketplace. Esse cenário abre duas vertentes onde a primeira é “se não pode vence-los junte-se a eles”. Há uma gama de produtos que são elegíveis para venda nos portais de marketplace, principalmente para os distribuidores, apesar do alto % de comissão cobrado pelos sites, há um mercado infinito de vendas de produtos de nicho que geralmente não são explorados pelo modelo tradicional de vendas (coleções antigas, itens raros ou de uso específico, etc.).
Segunda alternativa (para produtos que não são elegíveis para mktplace) é avaliar políticas de preços e entregas as quais os grandes grupos não se interessam ou não tem alcance. Maioria dos itens de alto giro e reposição tornam-se mais competitivos ao serem vendidos por um operador local. Ajustar os processos para ter agilidade na entrega, crédito e assistência comercial ao cliente, e eficiência em serviços, irá determinar a linha de produtos que tem maior força no segmento regional. Por último, forte tendência do segmento é atuação como operador logístico, que fortalece os dois canais e permite ao lojista atuar na cadeira de distribuição como hub de armazenagem e entregas (crosdocking) aumentando a receita logística do negócio.